sábado, 5 de julho de 2014

Até uma próxima

Mais um jogo a roçar a perfeição de James Rodríguez. Criatividade, criatividade e mais criatividade. Cada toque na bola é um aproximar do que pode vir a ser mágico:


Hoje despede-se do Mundial do Brasil um dos seus maiores intérpretes. 6 golos marcados e uma chegada aos quartos de final com uma seleção que não tem ninguém sequer perto do seu nível. Felizmente, os golos que marcou dar-lhe-ão uma notoriedade internacional que já faltava a um dos maiores prodígios do futebol atual. Que vá para um clube ao seu nível e consiga conquistar títulos verdadeiramente importantes que tamanho talento merece.

3 comentários:

Anónimo disse...

o que é que acham do posicionamento do david luiz no golo?

não deveria estar em linha com o defesa que estava mais atrás, formando ali um triângulo?

João Ferreira disse...

Idealmente sim, mas tendo em conta o desenrolar do lance é difícil culpá-lo, porque ele estava lá mas foi obrigado a sair ao portador e ainda tentou reajustar-se a tempo, mesmo que não o tenha conseguido.

Existem alguns erros da parte dos brasileiros no desenrolar do lance: no momento da perda de bola, o Fernandinho vai na pressão mas nem o Óscar (?) nem o Paulinho se importam em fechar o espaço nas suas costas, vêm os 2 a passo... é um dos problemas de jogar em duplo-pivô sem as dinâmicas certas.

Quando a bola chega ao espaço entre-linhas ninguém lá está e o Marcelo é obrigado a sair mas faz-lo mal. Um carrinho naquela zona do terreno sem ter a certeza que chega à bola é um risco tremendo, especialmente em Transição. A partir do momento em que o Marcelo é comido, uma situação de 3x4 torna-se num 4x3, e com o James em posse há 90% de hipóteses de o lance dar em golo.

Ainda poderíamos falar de Maicon e dizer que se estivesse atento ao posicionamento dos seus colegas poderia ter dado 1 ou 2 passos em frente, mas ele tinha acabado de reocupar a sua posição após um sprint perto dos 80'. Dá-se um desconto.

Luis Santos disse...

Na minha opinião, é claramente o MVP do torneio. Uma pena que tenha sido afastado...

Quanto ao lance, acho que há alguma culpa do David Luiz, não no posicionamento propriamente dito, porque em transição é sempre difícil, mas na reacção. Logo depois do jogador que tinha a bola passar ao James, demora a recuperar a posição. Primeiro tenta ver no que vai dar e só depois se preocupa em reagir. Se a primeira preocupação fosse dar a cobertura ao Thiago, cortava a linha de passe.
Ainda assim, é um lance muito rápido e é sobretudo uma questão de comportamentos colectivos e não de erros individuais.